Pular para o conteúdo principal

10 Sintomas do esgotamento físico causado pelo excesso de atividades

O esgotamento físico abre a porta para todos os problemas de saúde e emocionais. Sempre começamos nossas jornadas com o intuito de diminuir o ritmo com o passar do tempo, porém nem sempre conseguimos. O tempo vai passando e o tempo para descansar vai ficando cada vez mais curto. Com pouco tempo para relaxar começam alguns problemas  de ordem física que se não tratados afetam gravemente a saúde, trazem doenças físicas, atritos nos relacionamentos e podem nos isolar em um mundo particular se não prestarmos atenção.


Seguem alguns sintomas clássicos que você deve se atentar para não implodir no futuro.

1 - Esquecer ou perder objetos importantes

Chave de casa, chave do carro, celular, em fim, você perde ou esquece com facilidade de objetos importantes, pois vive correndo de um lado para o outro e é humanamente impossível fazer tantas coisas ao mesmo tempo.
Perder ou esquecer objetos importantes significa que você não está tendo tempo suficiente para fazer as tarefas que precisa com a atenção que elas merecem. Acumular ou fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo diminuem seu poder de concentração.

2- Dor de cabeça somente nos fins de semana ou dias de folga
Isso significa que você perdeu a habilidade de se desligar e relaxar. Seu corpo se acostumou a correr e lutar o tempo todo, descansar é algo estranho, por isso quando você tenta desacelerar acaba passando mal. Isso pode causar graves problemas se continuar persistindo. Se você está assim, procure um médico para verificar se algo de mais grave não está acontecendo.

3 - Dores nas costas e ombros rígidos

No fim do dia seus ombros parecem estar duros, a lombar insiste em lembrar que está lá doendo.
Analgésicos resolvem, mas no outro dia o problema está lá novamente, sua postura começa a ficar torta. As vezes respirar fica pesado, por causa da postura incorreta.
Cuidado! Problemas graves na coluna começam exatamente assim.

4 - Vista embaçada no fim do dia

Passou o dia no computador, leu bastante, dirigiu? Não são todos os dias mas às vezes tudo fica embaçado, fica difícil, tem dias que nem o óculos dá conta? 
Quando estamos exaustos o corpo começa a querer desligar sozinho, geralmente uma boa noite de sono de qualidade resolve esse problema. A questão é, seu sono é de qualidade? Você dorme bem a noite toda?

5 - Tonturas leves

De vez em quando parece que as coisas se movimentam? Uma leve tontura ao levantar rapidamente ou de manhã ao levantar da cama para ir ao banheiro.
Seu corpo pode estar pedindo discretamente mais horas de sono. Ou algo mais grave pode estar querendo emergir. Se este sintomas aparecem em conjunto com mais dois desta lista, é hora de marcar uma consulta com seu médico.

6 - O café só faz efeito à noite

Você toma de manhã para ajudar a despertar, mas na hora ele não ajuda em nada, prefere esperar seu dia acabar para te ajudar a ficar desperto durante a noite.

7- Estômago pesado após as refeições

Ás vezes parece que você comeu tijolos na hora do almoço. Ou o apetite simplesmente não é o mesmo, comer de mais ou não comer nada acabam virando rotina, pois você não consegue ter uma comunicação amigável com seu estômago.

8 - Ter crises de amnésia repentinas

De repente vem aquele branco no meio do dia. Parece que o mundo é um lugar estranho por alguns segundos. Você precisa parar e respirar fundo e voltar pra realidade. Como é algo que acontece muito rápido você não dá tanta importância.
Existem casos em que a pessoa está indo a algum lugar e por alguns segundos esquece absolutamente tudo, precisa parar e se situar por alguns minutos, até voltar para a realidade.


9 - Não conseguir dormir por alguns dias

Algumas pessoas possuem o dom de dormir pouquíssimas horas durante vários dias, só apagam quando passam mal ou tomam álcool. Quem passa por isso acha que tem problemas para dormir, mas na verdade o problema é não conseguir se desligar de problemas, tarefas e pessoas.

10 - Falta de paciência com as pessoas do convívio

As pessoas a sua volta estão em câmera lenta? Você muitas vezes não tem paciência para ficar explicando as coisas mais de uma vez? Pessoas sentimentais te irritam? 
Tome cuidado para não ser você a pessoa irritante. Esse tipo de comportamento todos nós apresentamos em certos momentos de nossas vidas, especialmente quando estamos envolvidos em projetos que requerem muita responsabilidade e trabalho duro.

Não dá para fugir de grandes projetos que darão bons frutos, não dá pra deixar um filho precisando do nosso auxílio e atenção, não dá para tirar dias de folga quando precisamos. 
A vida é assim cheia de afazeres e obrigações,  porém podemos sim nos organizar para fazermos tudo o que é preciso sem que nossa saúde seja afetada e nossos relacionamentos sejam prejudicados. Podemos programar nossas mentes para o descanso e o lazer, sem culpa, sem prejudicarmos nosso trabalho e nossa vida financeira.
Quer aprender a se programar de acordo com seu perfil e estilo de vida? Quer aprender a manter a calma durante períodos que exigem muita responsabilidade?
Entre em contato e comece a trabalhar a favor da sua saúde e do seu bem-estar

Agende uma consulta www.terapiasecoaching.com.br

Ao compartilhar o artigo em revistas eletrônicas e sites especializados favor manter a autoria > direitos autorais.

Luciana Lara
Pedagoga / Terapeuta holística e Coach




Comentários