Pular para o conteúdo principal

Patchouli, a planta que pode turbinar sua vida!

Patchouli é uma planta nativa do sudeste asiático. No Brasil é conhecida como Oriza principalmente cultivada no Maranhão e Pará.
Seu aroma é quente, intenso, amadeirado, doce e balsâmico. É usado desde os tempos antigos, mantendo sua reputação de afrodisíaco, gerador de sorte nos negócios e prosperidade financeira. No oriente é utilizado para perfumar as roupas e também empregado como antídoto para picada de cobras venenosas.
No ocidente é mais usado em cosméticos, pois possui ação adstringente (contrai e une os tecidos), útil em tratamentos da pele flácida, principalmente após uma perda de peso excessiva. Sua ação na pele não para por aí, ele ainda regenera os tecidos, ajudando na reconstrução das células cutâneas e na formação do tecido de cicatrização. Usado portanto, para tratar feridas, pele áspera e rachada (para os pés e mãos é excelente!). Para estética facial é valioso para os cuidados da pele madura, flácida, seca e desvitalizada.
E não é só isso, suas propriedades diuréticas são benéficas em casos de retenção de líquidos e celulite. Por ser um planta da família das Gramineae, auxilia na melhora dos distúrbios do couro cabeludo e em infecções por fungo.
É cicatrizante, desodorante,  regenerador dos tecidos, regulador e tônico.
É um estimulante sobre o organismo, promove um aumento da libido, sendo    considerado afrodisíaco e ao mesmo tempo pode reduzir o apetite e ser usado em conjunto com outras atividades para emagrecer.
São atribuídas várias propriedades benéficas tanto à planta quanto ao seu óleo essencial.

 Campo Energético e emocional

O Patchouli possui propriedades antidepressivas,  e pode ser usado também para o tratamento do estresse e ansiedade.

No campo energético, é boa para o amor, prosperidade, intuição e fortalece o magnetismo pessoal.

 Como utilizar?

 Separei algumas formas de uso para você poder aproveitar os benefícios dessa erva poderosa.

Chá 

O chá de Patchouli ajuda nas dores de cabeça é tranquilizante, sedativo, hipotensor, diurético, pode moderar o apetite e é afrodisíaco. 


COMO FAZER? Coloque 1 colher de sopa da erva para um litro de água.
Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para beber.

COMO BEBER? Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

Óleo Essencial


Os óleos essenciais entram no nosso organismo através do sistema respiratório (inalação, aroma, e spray ambiental) e da pele diluídos em bases vegetais (massagem, banho, compressas, escalda pés, pós-banho, pós-depilatório) sendo completamente absorvidos pelo organismo. Sua utilização pode ser feita de várias formas:
Massagem - O óleo pode ser usado em massagem usando-se 45 gotas de óleo em 120 ml de creme hidratante. Compre um creme hidratante base em lojas especializadas.
Banho - Pingue 2 gotas em sua esponja de banho e use para massagear todo o corpo. Ajuda no combate a celulite e estrias.
Difusor aromático - Inalar o aroma ajuda no tratamento de distúrbios do sistema nervoso, pois ajuda a acalmar e relaxar. Também ajuda a intuição, amor e compreensão.
Xampu - Compre uma base para xampu em farmácia de manipulação, não utilize xampu comum comprado em perfumaria, pois pode causar alergias e comprometer o resultado desejado. Para cada 100 ml de xampu, pingue três gotas do óleo essencial. O óleo apresenta melhora nos distúrbios do couro cabeludo caspa, seborreia e infecções por fungo.
A indústria de cosméticos possui vários hidratantes e cremes tensores a base de patchouli, porém o óleo essencial contém uma concentração mais forte da planta e seus efeitos são mais potentes.

As principais empresas de cosméticos do mundo, utilizam sua fragrância para perfumes masculinos e unissex.
Com tantos benefícios assim fica difícil não colocar essa planta na sua vida, não acha?


Deus te abençoe sempre!

Luciana Lara
Terapeuta/Pedagoga/Mestre Reiki

Comentários